Na noite do dia 31/12, já virou tradição muito antiga a queima de fogos para comemorar a chegada do novo ano. Mas se nessa hora para nos humanos é de festa e comemoração, para nossos pets isso pode ser um momento aterrorizante.
Pois nossos amigos caninos e felinos possuem uma maior sensibilidade na audição, e por ser algo extremamente desconfortável para eles, pode deixar seu amiguinho estressado e até provocar pavor em alguns casos.
Além disso, passar muito tempo longe de seu dono, pode provocar no animalzinho a Síndrome da Ansiedade de Separação, mais conhecido como SAS, na qual o animalzinho pode manifestar mudanças comportamentais, como destruir objetos, uivar ou latir de forma intensa, perda de apetite e fazer suas necessidades em lugares inadequados.
Porém, há algumas soluções que podem ser capazes de evitar tais situações e que podem ajudar seu pet se sentir mais "confortável" na hora da virada.
Veja o que separamos para você:
Horas antes da virada
1. Leve seu pet para um passeio: de preferencia longo, calmo e agradável, antes de anoitecer.
2. Crie um "esconderijo" para ele: de preferencia, longe de onde será a queima dos fogos mas que contenha a presença familiar e seus brinquedos.
3. Feche as cortinas e janelas: no lugar onde seu pet irá ficar deixe o ambiente mais escuro possível.
4. Se seu pet for um gatineo: crie uma espécie de toca ou caixa para ele, alguns objeto onde ele possa entrar e se esconder.
5. Deixe todos os lugares abertos: pois eles podem se machucar ao tentar sair de onde estão.
Durante a virada
1. Ligue a TV ou coloque alguma musica: isso pode ajudar a reduzir os ruídos e barulhos que estão ao redor e causar menos impacto.
2. Comida é o melhor remédio: agrade seu animalzinho com petiscos de longa duração, assim ele ficará entretido e não presará atenção aos arredores.
3. Confiança é a chave: se seu pet notar que você esta agitado, consequentemnte ele também ficará, agora, se você demonstrar que está calmo e que os fogos não tem "efeito" sobre você eles se sentem mais seguros.
4. Use a técnica tellington ttouch: ela consiste em amarrar um pano no peito e nas costas do seu pet isso cria uma estimulação da circulação sanguínea, reduzindo tensões e a sua irritação.
Veja como realizar:
Após a virada
Se seu amiguinho ainda estiver desconfortável e assustado com a situação, mesmo após as dicas acima. Seria bom consultar o veterinário, pois só ele é capaz de ajudar, com medicação e cuidados especiais, a fim de ajudar reduzir o estresse e a ansiedade do seu pet.
Alguns cuidados que você deve ter:
1. Não deixe seu pet sozinho em casa: nesse momento eles necessitam de carinho e atenção.
2. Caso não consiga leva-lo junto em sua viagem: procure alguém pra ficar junto com seu pet ou deixe-o em um hotel para animais de estimação.
A Kravo deseja a todos um próspero Ano Novo! Que 2023 seja repleto de novos momentos especiais e somente coisas boas. ❤️
Deixar comentário
Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.