https://www.kravo.com.br/pages/kids

Cuidados com o bebê recém-nascido!

Se você recentemente recebeu a notícia de que será mamãe ou papai e já está preocupado(a) com os cuidados que se deve tomar com o bebê recém nascido. Sabemos que o nascimento de um filho é sempre um momento emocionante e especial, mas pode ser preocupante. Os pais de primeira viagem costumam ter dúvidas sobre os cuidados que devem ter com os pequenos nos primeiros dias de vida. Pensando nisso, separamos algumas dicas de cuidados que devem ser tomados.

 

 

Ainda na maternidade

Além do famoso teste do pezinho, o bebê faz também os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça à saúde. Eles também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e tomam a BCG, que protege da tuberculose.


Aleitamento materno

O leite da mãe contém todos os nutrientes necessários para a formação da criança nos primeiros dias de vida, além de fornecer imunidade. É muito importante estimular o processo de amamentação pois o contato pele a pele fortalece o vínculo materno.

 

 

 

 

Em casa a circulação deve ser restrita

Os médicos desencorajam visitas no primeiro mês de vida, mas caso queira receber alguém, certifique-se de que a pessoa esteja saudável e de que as visitas sejam curtas, em torno de 15 minutos. Todos tem que lavar as mãos imediatamente antes de tocar no bebê. A mesma regra vale para os pais.

 

Banho do bebê

A água não precisa ser filtrada, mas se deve ter um cuidado com o ouvido do bebê para que não caia água dentro e provoque infecções posteriores, a temperatura ideal para o banho do bebê é de 36°. Passe o braço pelas costas do bebê e prenda-o embaixo do braço do bebê, apoiando a cabeça dele em seu antebraço. Sempre comece o banho molhando primeiro os pés do bebê, para que ele possa ir se acostumando melhor. Nunca acrescente água quente ou fria no momento em que o bebê estiver na banheira e tente fazer com que o banho seja rápido, entre 10 à 15 minutos.

 

 

 
Posição no colo

Como nessa fase é muito comum ter refluxo, a cabeça deve estar sempre mais elevada do que o resto do corpo. O pequeno ainda não tem força para sustentar a cabeça, por isso os pais devem sempre segurá- com as mãos. Algumas posições também ajudam a aliviar as cólicas.

 

Alívio das cólicas

A partir da terceira semana as cólicas intestinais começam a dar as caras. É normal, mas o bebê chorará com o incômodo. É possível aliviar a dor com massagens ensinadas pelo pediatra, que também prescreve medicamentos se necessário. Compressas mornas, nunca diretamente sobre a pele do bebê, também ajudam.

Não limpe a boca

Os lábios, é claro, podem ser higienizados depois da mamada, mas não há necessidade de lavar o interior da boca, mesmo que haja uma camada de resquícios de leite na língua do bebê.

 

Como limpar o umbigo do bebê ou coto umbilical

O coto umbilical, que é o resto de cordão umbilical que fica no umbigo do bebê, deve ser desinfetado pelo menos 1 vez ao dia, após o banho. Para fazer a limpeza deve-se seguir o passo-a-passo:

  • Colocar álcool a 70º numa compressa esterilizada;
  • Segurar no clipe do coto com uma mão;
  • Limpar o coto umbilical da região com pele para o clipe, passando a compressa apenas uma vez e jogando no lixo a seguir.

Após cair o cordão umbilical deve-se continuar a limpar com soro fisiológico até ficar totalmente seco e sem ferida e deve-se manter a fralda dobrada abaixo do umbigo, para evitar que a urina ou as fezes consigam chegar no umbigo e causar uma infeção.

 

Gostou das dicas? Diga para gente o que achou.

A Kravo possui em seu catálogo uma grande diversidade de móveis para compor o quarto do bebê.

Para saber mais, acesse www.kravo.com.br ou clique aqui.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.