Sobre a comunicação do gato
Até quem não é tutor de gato, sabe o que um miado. Sendo uma expressão que muitos conhecem como uma forma de conversar entre si.
Porém, segundo a especialista Suelen Silva, medica veterinária, um gato miando não é uma coisa comum no mundo animal. Entre os gatos, a comunicação acontece por meio da linguagem corporal e expressões faciais. Ou seja, miar é um jeito de apenas se comunicar com os humanos.
Sendo aperfeiçoado com o passar dos tempos, por motivos evolutivos, o gato teve que desenvolver uma forma de se comunicar com seus tutores, surgindo assim o miado, que claro, foi melhorando com o passar do tempo.
Porém, mesmo sendo um meio de comunicação mais exclusivo para humanos, pode ser que ainda seja confuso, pois dependendo de como é emitido ou da situação em que se é colocado, pode ter significados diferentes.
Então se esta confuso, e tendo dificuldade em entender o que seu pet quer dizer, continue lendo para decifrar o que seu felino, seja ele um baby ou um adulto, quer dizer:
Miado de gato: o que significa?
Miado alto
Saiba que se o seu gatinho está miando muito durante um longo período tempo pela casa, isso pode significar que ele quer sua atenção. Em outras palavras, é um miado de gato manhoso.
É a maneira que ele encontrou de dizer "oi, eu estou aqui!", "ei, olha pra mim!", "estou precisando de você!". Pode ser que ele esteja precisando de alguma coisa, querendo sair dar uma voltinha, ou até mesmo, ter algo que estar incomodando ele.
Miado baixo
Agora, se o miado é baixo, pode informar que o bichano pode estar com fome ou tem outra necessidade. Isso porque, grande parte das vezes, o gato mia baixo para mostrar que precisa usar a caixa de areia, mas ela está muito suja ou inacessível.
Se você perceber esse tipo de miado, dê uma olhadinha e descubra onde o seu gatinho está. Caso esteja perto da caixa de areia suja, essa é a sua deixa para deixar tudo do jeitinho que ele gosta.
Gato miando curto
Sabia que, quando os miados são muito curtos, geralmente, o gato está se cumprimentando? É como se ele dissesse: “oi! Tudo bem?”. Esse tipo de miado ocorre quando o tutor volta para casa ou desperta de manhã.
Inclusive, se você receber visitas em casa, essa é a forma do seu gatinho os recepcionar. É uma maneira educada dele mostrar de quem é casa, não é mesmo?
Miado em excesso e longo
Percebeu que o seu felino está miando em excesso, com a entonação bem longa? Cuidado! Essa é a forma do bichano mostrar que está incomodado ou bravo com alguma coisa.
Pode ser uma dor ou uma situação desconfortável para o pet, como um colo em um momento indesejado. Por isso, nessa hora, o melhor é manter distância e respeitar o desejo do amiguinho.
Com este guia, fica mais fácil entender a língua do seu melhor amigo! Porém, vale lembrar: essas indicações funcionam para o dia a dia e não devem ser seguidas caso seu pet esteja passando por um problema. O miado de gato no cio ou doente tem padrões bem diferentes dos que já citamos
Saiba que seu pet pode criar outros tipos de sinais além do miado de gato grande, pequeno, etc. A cauda, a postura corporal, as orelhas e o bigode podem indicar alguma coisa. Com o passar do tempo e o estreitamento da relação entre tutor e bichano, vocês podem criar formas únicas de comunicação.
Tudo é uma questão de observação. Com o tempo, você ficará expert em decifrar os sinais do seu amigo.
Deixar comentário
Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.