industrial
UM ESTILO NOVO DE DECORAR E ORGANIZAR o antigo que virou moderno!
SOBRE
Esse “novo” modo de decorar tem raízes nas antigas construções de galpões e fábricas. Seu conceito surgiu em Nova York por volta da década de 1950, quando antigos prédios industriais e espaços abandonados passaram a ser adaptados para moradia. Em vez de esconder a estética bruta do ambiente, muitos optaram por valorizá-la, transformando-a em um estilo único, que alia modernidade, praticidade e personalidade.
Mesmo que possua uma aparência inacabada, imperfeita e, até mesmo, simples. Ela possui muitas características que a deixam única e que precisam ser seguidas caso você queria implementar esse estilo no seu lar, escritório, pub, barzinho, restaurante, entre muitos outros.
CONHEÇA ALGUNS PRODUTOS
CARACTERÍSTICAS
Tijolos ou cimento queimado na parede
O cinza é uma cor muito presente e, sem dúvidas, predominante nesse estilo. Ele remete as paredes de concreto. Já os tijolos trazem a referência das antigas fábricas, onde não havia preocupação com acabamento delicados. Ambos são coringas na decoração e pedem por um revestimento de aparência mais rústica. O interessante é que podem ser aplicados em diferentes locais, seja nas paredes ou até mesmo no teto. O grande objetivo desse recurso é transmitir a sensação de uma construção inacabada, cheia de personalidade.
Pontos de luz
Uma das principais características desse estilo é a presença da iluminação indireta em pontos estratégicos. A iluminação é uma aliada na hora de transmitir aconchego e ser o contraponto de materiais brutos e, até mesmo o revestimentos com aparência inacabada. A harmonização do ambiente pode acontecer por pendentes, pontos de luz ou trilhos de luz, são fáceis de introduzir na decoração e dão um charme especial.
Móveis de aço ou metal
A maior característica desse estilo, deve-se dizer, é a utilização de móveis de aço ou metal. Além de reforçar a estética urbana, esses materiais oferecem a liberdade de reciclar e reutilizar peças na decoração, unindo funcionalidade e personalidade. Detalhes em metal podem adicionar um toque de sofisticação, seja em cadeiras, balcões ou mesas. Até mesmo pequenas mudanças, como a simples troca de um puxador, já traz um efeito mais moderno e autêntico ao ambiente.
Encanamentos e tubulações aparentes
Outra característica marcante no estilo industrial é deixar encanamentos e tubulações à mostra. Enquanto em outros estilos há a preocupação de esconder esses elementos, aqui eles se tornam parte do design, reforçando a estética crua e urbana. Seu maior objetivo é trazer uma estrutura crua, mas, claro, com preferências às versões de aço, porque são mais econômicas, resistentes e possuem cores neutras. Vale considerar a disposição de interruptores, tomadas e pontos de iluminação para manter a praticidade. Nesse caso, a regra é simples: menos é mais. O excesso pode sobrecarregar o espaço e comprometer a elegância dos estilo.