animais

Como Manter um Cachorro ou Gato em Casa Pequena?

Como Manter um Cachorro ou Gato em Casa Pequena?

Todos nós já sonhamos em ter um animalzinho de estimação dentro de casa, seja ele um cachorro ou um gato. Porém, para adquirirmos esses animais dentro de uma casa pequena, devemos considerar o tamanho e o porte do animal com o espaço disponível no ambiente. Precisamos pensar formas e cuidados para mantê-los felizes e saudáveis, e também nos preocuparmos com a nossa saúde. 

Elaboramos algumas dicas de como manter esses bichinhos dentro de casa, independente do tamanho do animal, do espaço e ainda manter o ambiente limpo e organizado.

 

Dica 01: Cuidados com a casa 

Se você mora em uma casa pequena, ou em um apartamento que tenha sacadas e janelas altas, o ideal é começar colocando redes de proteção para que o animal não tenha nenhum risco de queda. Em seguida, deve-se tomar alguns cuidados com objetos pontiagudos ou cortantes, fios eletrônicos e itens pequenos como brincos e anéis. Eles devem permanecer bem guardados, fora do alcance dos pequenos. Se você deseja manter o sofá sem pelos, eduque seu amiguinho para que não utilize o mesmo ou efetue a compra de uma capa protetora contra os pelos. Algumas pesquisas mostram que o uso de repelentes pode ser considerado no sofá e nas plantas, fazendo assim com que o animal não usufrua. Como o seu espaço é pequeno dentro de casa, separe um lugarzinho adequado para guardar os brinquedos e utensílios do seu pet, como coleira, brinquedos, perfume, tapetes ou sacos de areia.

Dica 02: Alimentação e Necessidades do animal

Caso você não possua uma área de jardim para seu animal fazer as necessidades, você precisará separar algum cantinho da sua casa para que ele possa realizá-las. Esse “cantinho” poderá ser em uma varanda ou lavanderia. Separe um pequeno espaço para que você consiga colocar um tapetinho ou jornal para o cachorro ou uma caixinha de areia para os gatos. Após o uso, o descarte deve ser feito e o ambiente higienizado com água sanitária para eliminar qualquer vestígio de parasitas. 


A alimentação do pet deve ser prescrita por um veterinário, de acordo com seu porte e seu peso, e o animal não deverá consumir alimentos que os humanos consomem diariamente. Seus potinhos de água e ração devem ser posicionados longe do ambiente de necessidades, e devem ser higienizados diariamente para que não haja contaminação de nenhum fungo.




Dica 03: Ambiente Saudável

Para manter o ambiente saudável para você e seu amiguinho, alguns cuidados devem estar sempre em ordem, como a limpeza da casa. Para limpar a sua casa, deixe seu animalzinho fechado em algum ambiente até a finalização da limpeza. Utilize água sanitária, bicarbonato e vinagre para a higienização e eliminação de parasitas. Seu animalzinho deve dormir sempre separado de você, por maior que seja a vontade, o animal deve sempre dormir longe do dono, para evitar a contaminação de doenças de pele e fazendo assim com que ele entenda qual a sua posição hierárquica. Mantenha pelo menos uma janela aberta ou uma porta da varanda, para que a circulação do ar aconteça, e também para que seu animal não fique estressado.

 

 

Dica 04: Eduque seu amiguinho

Eduque seu animal de estimação, mantenha sempre alguns brinquedos dentro da casa, para que ele ocupe sua cabeça enquanto você está fora e não destrua nenhum utensílio do seu lar. Ensine-o a fazer suas necessidades no local apropriado.



Outro fator importante, é levar sempre o cachorro para passear, fazendo com que ele conheça o território e crie vínculo com você. Já no caso do gatinho, deixe sempre uma saída para que ele possa dar uma ‘voltinha’ quando se sentir agitado, pois o gato pode se tornar um animal agressivo quando está se sentindo agitado ou ameaçado. Mantenha as vacinas e os banhos sempre em dia e leve-o no veterinário ao menos uma vez a cada 6 meses para um check-up. Dê carinho e atenção sempre que possível, assim o animal não se tornará ansioso e agressivo. 

Sua casa ou apartamento pequeno é apenas um detalhe quando se tem amor e esses cuidados com os animais.

Continuar lendo

Dicas Para Montar Um Cantinho Relaxante Em Casa!
5 ideias de decoração para apartamento pequeno

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.