5 dicas de decoração rústica

Guia para saber como usar e decorar a mesa de centro

Guia para saber como usar e decorar a mesa de centro

Uma das peças mais importantes da sala de estar segundo os maiores decoradores é a mesa de centro. Sendo hoje, um item considerado multifuncional, pois pode ser usado de diversas maneiras diferentes complementando seu ambiente dando aquele charme especial. Por isso, na hora de escolher a sua mesa, não se deve focar tanto na estética que ela possui, mas sim, em como você irá utilizá-la. Se antes a sua mesa era somente o lugar onde você deixava um simples vasinho de flor, hoje você tem diferentes formas de utilizá-la e decorá-la.

 

Qual a funcionalidade de uma mesa de centro?

Para acomodar suas decorações, livros, bebidas, comida e até jogos. Também para as crianças brincarem ou como apoio para os pés. Sendo assim, ela se torna, literalmente, o centro das atenções podendo ser um dos cantos mais charmosos da sala. Por isso, é preciso escolher a mesa certa para o seu espaço. Então pense: o que mais eu sinto falta dentro desse ambiente? Como posso otimizá-lo? A mesa de centro possui um excelente potencial de transformar o ambiente dependendo de como for decorado.

mesa de centro

Pinterest

 

Tamanho de mesa de centro ideal

A mesa de centro precisa ficar uma distancia favorável do sofá, nem muito perto para não atrapalhar a passagem, nem muito longe para não dificultar seu acesso. 

Mas como eu vou saber a distancia ideal? Assim:

No seu espaço vazio (onde a mesa de centro vai ficar) calcule uma distancia entre 40cm e 50cm dos sofás e poltronas. Sua distancia ficará perfeita. 

mesa de centro
Pinterest

 

Outra situação para ser lembrada é a altura da mesa. Uma altura máxima a ser levada em conta e a altura dos assentos que você tem. Não esqueça que você provavelmente vai apoiar objetos sobre ela, e na hora de manuseá-los, você deve se abaixar não levantar. E também deve cuidar para que esse objetos também não fiquem na frente da Tv e de seus sofás e poltronas. 

mesa de centro

Pinterest

mesa de centro

Pinterest

 

Porém, as mesas modernas possuem alturas mais baixas, então fique atento se as pessoas que utilizaram a mesa, vão ter dificuldade de acesso. Se o caso for esse, uma ideia de solução seria a complementação com mesas de centro menores junto e ainda se quiser, use puffs ou banquetas

mesa de centro

 

Pinterest

mesa de centro

Pinterest 

 

Qual modelo de mesa de centro escolher

Se o espaço que você possui é grande, o legal seria utilizar uma mesa grande

mesa de centro grande

Pinterest 

 

Mas se caso você for aquelas pessoas que adorna coisas modernas, o que está em alta agora é a utilização de mais de uma mesa de centro de diferentes tamanhos e modelos.

mesa de centro moderna

Pinterest

 

Agora, se você tiver uma sala pequena, opte por modelos que trazem leveza no olhar, um bom exemplo são as mesas de centro com tampo em vidro, dando a sensação de amplitude e podendo enxergar através dela

mesa de centro vidro

Pinterest

 

 Como decorar a mesa de centro

Chegou a sua hora, a hora na qual você pode ser você mesma e usar e abusar da sua criatividade, afinal para decoração não existe fórmula secreta, tudo vai depender de você, do seu estilo e personalidade. Mas, podemos te ajudar com algumas inspirações. Para isso, montamos uma lista, confira: 

  • Utilize livros e revistas: pois são objetos que não atrapalham a visão, além de serem lindos, podem auxiliar para deixar outros elementos mais altos

livros

Pinterest

 

  • Sempre tenha plantas sobre a mesa de centro: podem ser flores de corte, orquídeas ou folhagens verdes. Trazer o verde para dentro de casa é uma tendência nos dias atuais

plantas

Pinterest

 

  • Bandejas: se sua mesa de centro for grande, ou caso você queira agrupar coisas com mais organização além de deixar mais espaço disponível para outros objetos.

bandeja

Pinterest

 

  • Utilize formas diferentes: aposte em decorações com formas diferentes, como: velas redondas e vasos quadrados. 

geométricos

Pinterest

 

Não esqueça que para uma decoração de mesa de centro harmônica, o ideal é não encher demais pra não ficar poluído e sobrecarregado com muitos objetos e para não perder seu uso funcional. O bom senso na hora de escolher seus itens também se torna importante, principalmente pra essa questão de otimização. E confie em você e no seu olhar. Vá ajeitando tudo até que o resultado fique equilibrado e harmonioso.

Continuar lendo

Quais são as características da decoração no estilo clássico?
Principais Acessórios Sofisticados Para O Seu Pet

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.