5 dicas de como cuidar dos móveis de madeira

Você sabe a diferença entre Madeira Maciça, MDF, MDP e Compensado?

Você sabe a diferença entre Madeira Maciça, MDF, MDP e Compensado?

Você sabe diferenciar os tipos de madeiras dos móveis que você compra ou até mesmo tem casa? Se essa for a sua duvida, estamos aqui para te ajudar com ela. Montamos um guia com os diferentes tipos de madeira mais usadas nas fabricações dos moveis é outros. veja: 

 

Madeira Maciça 

A madeira maciça, também conhecida como "madeira de lei", é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras madeiras. Proveniente de árvores nativas, sem o acréscimo de fibras e aglomerados sintéticos. Ótima para compor ambientes que precisam de uma maior durabilidade e estabilidade, oferecendo uma série de vantagens.

Elas possuem uma densidade maior, portanto são mais pesadas. Em contrapartida, são menos propensas a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade.

Madeiras que se encaixam nesse padrão, normalmente, possuem cores marcantes desde o bege amarelado até o vermelho escuro. E contam com características distintas que variam de acordo com a espécie, pode-se encontrar matéria prima com diversas texturas e aromas que ajudam a criar peças e móveis únicos.

Pinterest

 

MDF

O nome é uma sigla para Médium Density Fiberboard, um tipo de madeira reconstituída por meio de fibras, resinas sintéticas e aditivos.

Explicando de forma mais simples, o MDF é feito com a junção de fibras de vários tipos de madeira triturada, que forma uma só chapa com a utilização de produtos químicos, capazes de dar “a liga”. É justamente por ter essa constituição que o MDF tem um aspecto uniforme na superfície, o que permite receber pintura, adesivo ou colar lâminas de madeira facilmente.

Além disso, a uniformidade faz com que seja possível cortar as peças em diferentes formatos, algo bastante útil nos móveis sob medida que, por vezes, tem um design específico para melhor encaixe. Ele pode ser utilizado na fabricação dos mais diversos tipos de móveis, mas é mais comum encontrá-lo em mesas, cadeiras, guarda-roupas e estantes. Tem sido ainda uma opção de matéria prima frequente para o painel da televisão na sala, peça fundamental para quem tem uma sala de estar pequena.

Apesar da fama, essa nem sempre é uma boa opção. Entre suas características negativas temos a baixa resistência à umidade, o fato de não suportar muito peso e a facilidade em se deteriorar na montagem e desmontagem. Se você optar por um móvel feito com essa madeira, lembre-se de não o colocar em um ambiente com muita umidade, como o banheiro, e evitar que fique exposto diretamente à luz solar, já que ambos podem prejudicar a estrutura da peça. Na limpeza, tudo o que você vai precisar é de um pano macio e produtos específicos caso queira um brilho à mais.
Pinterest

 

MDP 

Para muitas pessoas, o MDP (Middle Density Particleboard) é a evolução do Médium Density Fiberboard, uma vez que o conceito de fabricação é bastante similar. O MDP também é feito com a junção de madeira triturada, entretanto, nesse caso há ainda partículas de madeira maciça, que junto com a resina e os aditivos, garantem maior resistência ao material.

Por ser mais resistente, é bastante utilizado na parte interna dos móveis, aquela que precisa suportar o peso dos objetos que acomodamos dentro ou em cima deles. Essa resistência também é positiva para quem precisa mudar de casa com frequência, já que a montagem e desmontagem não prejudicam a estrutura. Por outro lado, a composição do material faz com que seu acabamento não seja tão bonito ou retilíneo quanto o MDF.

Isso acontece porque a mistura dos elementos gera maior porosidade às chapas, resultando em uma superfície irregular. As peças de MDP não recebem bem camadas de tinta, adesivos ou colagem de lâminas. Nos últimos anos, o MDP e o MDF passaram a ser usado juntos na maioria dos móveis, sejam eles fabricados e vendidos por lojas ou os modelos sob medida. Essa combinação faz com que o MDP seja utilizado nas áreas que precisam de maior resistência, como o forro e as partes laterais do móvel, enquanto o MDF é colocado nas áreas mais leves, como as portas.

O MDP é bastante recomendado em áreas com maior umidade, como o banheiro, além das partes internas dos móveis que não precisam de um acabamento tão refinado. E assim como o MDF, a limpeza do MDP é bem simples, feita com um pano macio.

MDP ou MDF: Qual o melhor para fabricação de móveis? - Rhino
Pinterest

 

Compensado

O compensado é um painel com aplicações muito variadas, sendo destinado para diversos setores, como construção civil, naval, indústria moveleira, embalagens, entre outros.

É composto de lâminas de madeira sobrepostas em número ímpar de camadas, formando um ângulo de 90° entre elas. E é possível construir móveis de madeira in natura ou de madeira processada. Podemos dizer, então, que compensado, ou contraplacado, é uma chapa composta por fibras de madeira sobrepostas, coladas sob forte pressão.

Essa técnica permite, ainda, reduzir o desperdício gerado no processo de fabricação, uma vez que a madeira processada não precisa ser nivelada e nem lixada (diferente do que ocorre ao construir uma peça com troncos de árvores).

O material apresenta peso e elasticidade semelhantes à madeira in natura, no entanto, é mais resistente e homogêneo, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões como armários, portas e mesas de jantar. Os diferentes tipos de compensado se destacam por serem muito resistentes ao calor e à umidade, podendo ser utilizados em projetos de móveis para os mais diversos ambientes.

Todos os tipos de compensado exibem diferentes camadas, formando uma superfície que se assemelha a um sanduíche. Isso ocorre porque o material é feito pela união de diferentes placas de madeira coladas com resina especial, o que o torna resistente à dobras, rachaduras e fissuras. Os compensados apresentam uma boa estabilidade dimensional e não se desfazem facilmente quando pregados ou parafusados.

Compensado Naval 1,60 x 2,50 15mm
Pinterest

 

 

 

Continuar lendo

Decore sua casa para a Páscoa
Vamos Preparar a Casa para a Chegada do Outono?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.