10 Dicas Valiosas para cuidar do seu Pet no frio

10 Dicas Valiosas para cuidar do seu Pet no frio

Com a chegada do outono, o clima varia muito entre dias chuvosos, dias quentes e abafados, e a queda brusca de temperatura, que também é um sinal da próxima estação, o inverno. A época de frio e inverno, sempre divide opiniões, enquanto outros não gostam de ficar “congelados” há também pessoas que se tornam verdadeiros profissionais no frio, usando luvas, gorros e agasalhos forrados, e com isso a discussão sempre surge na chegada do inverno.


Como ainda estamos no outono, se preparar para a próxima estação se torna uma tarefa a se pensar, comprando roupas quentes e investindo em aquecedores e comidas quentes. Mas e os nossos amiguinhos de patas? Pois bem, eles também precisam de cuidados nessas horas, cuidados esses, que vamos listar aqui, para que você possa ajudar seu companheiro de quatro patas a se cuidar na próxima estação.


  • Cuidado com a Tosa
  • É costumeiro levá-los em petshops, ou spas para cuidados mais atenciosos, tanto como um mimo para eles como também para o bem estar do seu amiguinho. Mas calma, a tosa perto da época de inverno, pode mais atrapalhar do que ajudar. Pois é pelo pelo que eles preservam o calor e se mantém aquecidos. algumas raças tem a genética mais forte nesse quesito, sendo acompanhado de uma espessa camada de pelos, ou então uma reserva de gordura corporal, como os Chow-Chows, São Bernardo e Mastiff, ou então um metabolismo melhor para baixas temperaturas como os Huskys e Malamutes.


  • Alimentação Reforçada
  • Aumentar a quantidade de comida que você dá para o seu pet também pode ajudar,faça esse aumento temporariamente, apenas até a temperatura subir novamente. Com o frio, consumimos mais calorias para deixar o corpo aquecido, com eles não é diferente. É recomendável dobrar a quantidade se o animalzinho for de grande porte, pois precisam de mais energia ṕara se manterem dispostos e trocar a água regularmente e deixa-lá em lugares que não congele.


  • Banhos Reduzidos
  • Se você assim como eu, amar dar banho neles você mesmo, então a dica aqui é maneirar nas épocas de banho, 1 vez a cada mês, ou então a cada 45 dias. O tempo é inconstante nessa época, é muito difícil prever os dias em que a temperatura cai muito, então evitar os banhos constantes, é uma ótima forma de ajudar no bem estar do seu cachorrinho ou gatinho, e por mais que a secagem seja bem rigorosa, algumas partes do animalzinho podem ficar úmidas e atrapalhar produção de calor.


  • Forrar a Casinha do Pet

  • Quem tem pet em casa, sabe que querendo ou não, eles ocupam espaço. O cantinho deles também é especial, e nas épocas de frio é possível tornar a casinha deles ainda mais confortável. Forrar com papelão, tecidos ou cobertores antigos para manter o ambiente seco e quentinho para o nosso amiguinho.


  • Casa / Cama temporária
  • A casa de cachorro geralmente fica do lado de fora da casa, se forrar a casinha dele não é viável, então fazer uma caminha temporária dentro de casa pode ajudar. traga a cama dele e forre com almofadas antigas, ou então, deixe em um lugar menor, onde tenha pouco fluxo de ar, assim ele vai ficar seguro e quentinho até que o inverno vá embora, o que não vale, é deixar ele na mão, ou na pata nesse caso.


  • Vacinas em dia
  • Lembrando do começo do isolamento social, hoje sabemos a grande importância que as vacinas têm, elas previnem a  maioria das doenças, e impedem que nós e as pessoas que amamos adoeçam. Cuide do seu amiguinho de patas também, tanto gatos, como cachorros, precisam da vacinação em dia, ajuda a evitar raiva, otite, entre outras doenças. cuidar da imunidade do seu animal nos dias de frio, é mais que um dever, impedindo que ele passe por complicações e ajudando a ficar forte e saudável.


  • Roupinhas
  • É comum alguns donos terem o costume de vestir seu pet mesmo não sendo nas épocas de frio, tanto por estilo, como por cuidado. No caso da temperatura baixar muito, algumas roupas podem ajudar a deixar o animalzinho mais quentinho e seguro. Camisas, casaquinhos e até gorrinhos, eles ficam uma fofura, além de mantê-los super aquecidos.


  • Atento ao comportamento 
  • Essas épocas podem ser tediosas para os bichinhos, ficar trancado em casa, ou no caso dos gatos, dormir o dia todo e não sair para mais nada. como já falamos aqui, a imunidade baixa muito, então é importante ter cuidado nas ações do seu animalzinho, e se apresentar sintomas, levá lo para o veterinário assim que possível. Mas calma, gatos ficam mais preguiçosos e os cachorros ficam menos espoletas em épocas de frio, essas atitudes são super normais, os sintomas para ficar de olho são: fraqueza nas patas, indisposição para comer, e tremores pelo corpo, esses sim, podem trazer algo maléfico ao nosso amiguinho.


  • Escovação
  • Escovar os pelos na época de outono é um mimo a mais para os nossos bichinhos, além de tirar aqueles pelos mortos, também deixa o corpo deles menos abafado e permitindo que a umidade não se acumule entre os pelos do animalzinho. Nas épocas de frio, a escovação também ajuda, pelo mesmo motivo, o pelo fica com mais espaçado, e dando lugar a pelos novos e mais fortes, tirando a umidade aglomerada entre os pelos soltos, ajudando a mantê-lo quentinho e seco


    • Exercícios 

    Aproveitar aqueles dias menos frios para sair com o pet, é essencial, sair um pouco de casa e deixar ele aproveitar o ar livre. Você pode fazer caminhadas curtas, ou então sair para brincar em um parque próximo. Brincar com o seu animalzinho, ajuda a manter o metabolismo ativo, esquentar um pouco o corpo e deixar o animalzinho muito alegre.


    Cuidar do nosso pet não é uma tarefa simples, além de precisar de tempo, eles necessitam de muito amor e carinho, desde filhotes, até a fase adulta. Eles são carinhosos apenas com seus gestos, e apenas pelo olhar do nosso amiguinho, sabemos o que ele está sentindo.E você? Gostou das dicas? concorda, discorda? Conte- nos mais, ou então, envie uma foto do seu bichinho. Se quiser mimar um pouco mais, confira a sessão Kravo Pets, aposto que você vai adorar. Kravo, está a um clique de redecorar a sua casa!

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.