Brinquedos que estimulam o bebê!

Brinquedos que estimulam o bebê!

Se vocês está se planejando para a chegada de um bebê ou já tem um bebê, deve estar preocupado com o crescimento e estímulo do seu bebê, correto?

Brincar é uma forma de divertir e distrair as crianças, certo? Em partes, sim, mas não é só isso. Enquanto brincam, os pequenos vivem experiências ricas, adquirem novos aprendizados e desenvolvem habilidades motoras e cognitivas. Para favorecer ainda mais o processo de desenvolvimento infantil, é importante motivar os bebês, desde os primeiros meses, com o uso de brinquedos educativos.

Enquanto nossos pequenos brincam, eles também aprendem. Quando aprendem, várias habilidades acabam se formando, entre elas estão:

  • Atenção e concentração;
  • Imaginação e criatividade;
  • Socialização;
  • Memória e raciocínio;
  • Coragem e autoconfiança;
  • Paciência e disciplina;
  • Respeito aos limites e regras;
  • Senso de competição (saudável);
  • Motivação;
  • Comunicação;
  • Coordenação motora.


Abaixo separamos algumas dicas de brinquedos que estimulam o crescimento do bebê.

 

Argila e massinha

 

Brincadeiras com argila e massinha de modelar estão entre as preferidas dos pequenos. Enquanto criam novas formas e figuras, eles aprimoram o tato e as funções motoras finas, além de usarem a criatividade para fazer, com as próprias mãozinhas, os personagens e objetos de suas novas aventuras. É, portanto, uma experiência bastante construtiva.

 

Fantoches

 

Os fantoches convidam a criança para um mundo mágico, onde os pais, educadores e os próprios pequeninos podem inventar personagens e criar histórias. A vivência do lúdico faz parte do desenvolvimento infantil e também deve ser estimulada, porque fortalece a imaginação e a criatividade.

 

Livrinhos musicais

 

A partir dos 2 anos, a criança já é capaz de reconhecer as cores e consegue assimilar seus primeiros contatos com as letras e os numerais. Nessa fase, os livrinhos musicais são ótimos instrumentos de aprendizagem, porque chamam a atenção dos pequenos com suas figuras coloridas e canções, ao passo que incentivam a leitura e a imaginação.

 

Brinquedos que estimulam o movimento

 

Bolas, triciclos, carrinhos e todos os outros recursos que levam a criança a se movimentar são boas escolhas. Os pequenos precisam gastar energia, por que isso eles têm de sobra, não é mesmo? Outro ponto positivo é que esse tipo de brincadeira pede mais interação com outras pessoas, o que faz bem para a socialização.

 

Instrumentos musicais

 

Pianinhos, tamborzinhos, pandeiros e qualquer outro instrumento musical próprio para crianças, ajudam no desenvolvimento das funções motoras, no sentido tátil, visual e auditivo. Também estimulam habilidades cognitivas como atenção e percepção, além de incentivar a musicalidade nas crianças.

 

Tapetes coloridos

 

Em torno dos 4 meses, quando o bebê começa a rolar e permanecer de bruços, os tapetes coloridos passam a ter grande utilidade. Ao mesmo tempo em que a criança fortalece a musculatura dos ombros e do pescoço, na posição de barriga para baixo, ela explora o ambiente em que está. Além disso, o pequeno aprimora a visão e o tato, enquanto brinca no tapete com suas formas e figuras coloridas.

 

São diversas as opções de brinquedos e utilitários que ajudam o estímulo no crescimento do nosso bebê. Gostou das dicas? Nos conte o que achou.


A Kravo conta com uma grande variedade de móveis e objetos de decoração para preparar o quarto para a chegada do bebê. 

Para saber mais, basta acessar www.kravo.com.br ou clicar aqui.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.