ambiente

Como montar uma sala de jantar simples e bonita

Como montar uma sala de jantar simples e bonita

Você está construindo ou reformando sua casa? Quer um lugar aconchegante para criar momentos inesquecíveis com sua família, mas sem perder a elegância? Moderno, porém prático? Você está no lugar certo! Vamos te ajudar a montar sua sala de jantar  de uma forma simples e bonita. 

 

Mesa

Um dos itens mais importantes (e bonitos) em uma sala de jantar. Podendo ser em diversos modelos. Sua utilização se torna muito positiva, pois todas as pessoas que estão na mesa de jantar podem participar das conversas que estão acontecendo, sem haver nenhuma situação desagradável de exclusão. 

Temos abaixo, três opções:

  • Mesa redonda: transmitindo modernidade e ousadia, privilegiando o espaço e a movimentação ao redor. 
  • Mesa quadrada: perfeita para famílias maiores, já que seu espaço é mais amplo, mas sem perder sua elegância natural. Quando se trata de como usar essa mesa, o céu é o limite.
  • Mesa retangular: Um dos modelos mais comuns e mais utilizados também. É uma ótima opção quando se trata de acomodar mais de 4 pessoas.

    Mesa de jantar redonda

    Fonte: Behance

    Mesa de jantar quadrada

    Fonte: Pinterest

    Mesa de jantar retangular

    Fonte: Pinterest

     

    Cadeiras

    Outra peça chave para a montagem de uma sala de jantar impecável, é a utilização de cadeiras que harmonizem com seu ambiente desejado. Uma boa opção, e super autêntica seria apostar em opções com assentos e encostos estofados para seu maior conforto e tempo de qualidade. 

    Cadeira estofada moderna

    Fonte: Pinterest

    Cadeira estofada branca

    Fonte: Pinterest

    Ou, se você for aquelas pessoas amantes da natureza e que enjoam fácil do “moderno normal”, que tal arriscar em um ambiente um tanto quanto rústico, mas com um toque de charme? Com a cadeira certa, você consegue transmitir essa sensação, mostrando personalidade e conforto. 

    Dica bônus: uma ótima opção para usar em sua sacada gourmet ou sala de estar integrada.

     Sacada Gourmet

    Fonte: Pinterest

    Sala de estar

    Fonte: Pinterest

     

    Iluminação

    Se aconchego é o que você está buscando para sua sala de jantar, esta sessão é para você! Seria a peça chave de seu ambiente para adicionar a sua personalidade. Utilizando lustres, caso você seja uma pessoa contemporânea ou até mesmo, pequenas luminárias, se seu eu interior assim desejar (que se for analisar é algo simples, mas não abre mão da modernidade). Você pode usar e abusar em lugares e formas que deseja, brincando com a luz para harmonização e até mesmo espaço, criando assim uma ilusão óptica para quem vê de fora. Separamos algumas ideias que você pode querer usar: 

    Luminarias

    Fonte: Pinterest

    Dica bônus: Para um ambiente dar a impressão de ser menor utilize menos luz, aposte em ideias de iluminação menores e em cores quentes, puxadas para o amarelo, dourado ou cobre. 

    Para um ambiente parecer maior utilize mais luz, use cores claras como o branco, ou até mesmo luzes puxando para o pérola, pois a cor clara reflete mais em um ambiente, o que cria sensação de espaço mesmo não tendo.

    Caso sua opção de luminária seja uma acima da mesa, como nas fotos mostradas abaixo, a distância ideal para posicionar sua luminária sem preocupação de esbarrar ou bater a cabeça seria: 

    • Em relação a mesa: 70 a 100 cm. 
    • Em relação ao chão: 200 a 230 cm.

    Ambiente escuro

    Demonstração de ambiente com pouca luz
    Fonte: Pinterest

    Ambiente claro

    Demonstração de ambiente com muita luz

    Fonte: Pinterest

     

    Espelhos

    Outra peça coringa para sala de jantar é o espelho. Podendo ser seu aliado na hora de decorar qualquer ambiente, especialmente ambientes em que o tamanho não seja o ponto forte, pois assim como a luz clara ele também cria a ideia de lugar maior pela sensação de profundidade que ele causa. Além de oferecer sofisticação e dar aquele toque de casa gringa que o brasileiro ama. E aí? Quer saber como fazer isso? Então:

    • Abuse em peças grandes: grandes espelhos ajudam a valorizar o ambiente, tornando-o maior visivelmente. Você pode optar por peças inteiras ou divididas em pequenos pedaços de espelho montando um maior. 

    Espelho completo

    Fonte: Pinterest

    Espelho dividido

    Fonte: Pinterest

     

    • Use uma moldura que combine com seus móveis: harmonizar ambientes e móveis é um colírio para os olhos de quem vê, mas nem sempre isso se torna uma tarefa fácil. Por isso, vamos te ajudar! Em ambientes mais coloridos e chamativos aposte em tons terrosos, tons que remetem à natureza. Agora, se o ambiente for mais discreto e neutro, arrisque tons mais chamativos e cativantes. Você poderá usar também espelhos com moldura de madeira que facilitam a adaptação e a decoração escolhida e ainda de quebra, são favoráveis a mudanças. São esses pequenos detalhes que sempre chamam a atenção e que fazem a diferença no ambiente. Podem ser de diversos modelos e formas. Abaixo deixamos alguns exemplos:

    Espelho rustico

    Fonte: Pinterest

    Espelho moldura fina

    Fonte: Pinterest

    Moldura colorida

    Fonte: Pinterest
    • Menos é mais: como dito anteriormente, o uso de espelhos favorece a ampliação dos ambientes, entretanto, seu uso em excesso pode acabar confundindo e até mesmo dificultando sua visão. Por isso, utilize apenas um espelho por ambiente, favorecendo apenas uma parede, destacando-a pensando também na sincronização com seu espaço tirando todo o proveito que essa peça maravilhosa tem a oferecer. 

     

    Decorações a parte

    Chegamos no momento onde você que está lendo, deve soltar a criatividade e deixar fluir tudo que imaginar e quiser para decorar sua casa do seu jeitinho. Se quer algo mais original e autêntico, clássico e moderno, simples mas sem perder o charme é você quem escolhe. Logo abaixo, vamos deixar algumas ideias para sua inspiração com base naquilo que você aprendeu hoje conosco. 

    Você poderá usar: 

    Decorações a parte 1

    Fonte: PrópriaDecorações a parte 2
    Fonte: Própria Decorações a parte 3
    Fonte: Própria

     

    Hoje você percebeu que pode ter sua sala de jantar dos sonhos, com poucas coisas tornando-a ainda mais bonita, sofisticada mas sem perder sua simplicidade. Independente do estilo que escolher, você pode tornar seu lar ainda mais do seu jeitinho. Só lembrando que quando se trata de decoração, o céu é seu limite, use e abuse em suas combinações!

    Deixe seu feedback de contribuição, conte-nos o que você mais gostou e aproveite para dar uma olhada em nossa linda linha de produtos para sala de jantar e monte a sua agora mesmo.

    Continuar lendo

    Quarto do Bebê: 4 Tendências de Decoração
    Dicas Para Montar Um Cantinho Relaxante Em Casa!

    Deixar comentário

    Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.