Cozinha decorada

Decoração Retrô na sua casa: Características e dicas

Decoração Retrô na sua casa: Características e dicas

Decorações são itens essenciais de toda casa, são elas que demonstram a personalidade de quem mora no local. Sabe aquela decoração das casas dos nossos avós?! Então, a retrô veio com esse objetivo e está super em alta no momento!

A decoração retrô é uma releitura de décadas passadas (50, 60, 70, 80). A própria palavra retrô, teve origem no início da década de 60, na França. Seu significado é algo que imita um estilo, moda ou design de um passado próximo.

Possui várias características diferentes que se destacam, um toque único e combinam com vários ambientes das casas, suas principais são:

Tons vibrantes: Cores vibrantes são muito presentes na decoração retrô, geralmente são colocadas em paredes, móveis ou até na própria decoração.

Tons pastéis: cores mais leves e que combinam com absolutamente tudo. Suas cores mais populares são o rosa, verde, azul, lilás, amarelo e laranja; uma paleta de cores bem grande, bem fácil de conciliar com outros tons e outras decorações

Móveis simples: Uma característica muito forte das decorações retrô são móveis com linhas simples e retas, mas que possui um charme único que são seus pés palitos 

Pequenos elementos decorativos: Pequenos elementos decorativos são o que mais se destacam, como luminárias, quadros,  aparelho de telefone de disco, vitrola ou máquina de escrever antiga, enfim, são muitas opções para decorar e deixar lindo cada cantinho.


Separamos três ambientes para te inspirar e para te ajudarmos a decorar no estilo retrô.

1- Quarto

fonte: pinterest

Se você quer optar por escolher uma decoração retrô no seu quarto, é legal optar por colocar ao lado da cama uma mesa lateral, mesa de cabeceira ou uma cômoda retrô, com uma cor mais viva, ele se destaca e serve como um móvel multifuncional. Outro detalhe é a decoração em cima desse móvel, você pode optar por decorações mais modernas para dar uma descontraída, ou continuar na mesma pegada retrô que ficará lindo do mesmo jeito.

2- Salas de Estar

fonte: casa e construção

As salas de estar são ambientes extremamente decorativos e criativos. Nossas dicas para sala de estar inicialmente é apostar em um sofá estilo retrô, com uma cor cheia de vida, amarela, azul, vermelha, entre outras, que dê um destaque único à peça. Invista em uma mesa de centro no mesmo estilo, com pés palitos, mas que seja de um tom neutro que combine com o sofá. Outra ideia, é colocar uma poltrona estampada e com os pés palitos, ela combinará com o sofá e o resto da decoração.

3- Cozinha

fonte: Revista Zap Imóveis

Para a cozinha, um dos nossos ambientes favoritos, é legal investir em eletrodomésticos retrô. Muitas empresas como Brastemp e Electrolux investiram na moda do retrô e lançaram geladeiras, fogões, microondas, chaleiras elétricas, entre outros, bem legal né?!

Investir em móveis rústicos com tons neutros para combinar com os eletros é um fator que fará com que não haja briga entre as cores e com que faça com que você não enjoe. Uma outra ideia bem legal, é investir em louças estilo retrô, afinal, quem não ama uma louça decorada e fofinha?!

 

Essas são algumas de nossas dicas para deixar sua casa mais aconchegante e com decoração retrô. Lembre-se sempre das dicas básicas: combinar  tons quentes com tons neutros, pés palitos e linhas retas. No nosso site, temos algumas opções de linhas retrô, acesse https://www.kravo.com.br/collections/retro e se inspire!

Continuar lendo

3 Temas para o Quarto Retrô do Bebê
Pets em nosso lar: 5 Ideias de raças que você pode ter dentro do seu lar.

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.