Dicas simples para remover mofo dos móveis

A formação de fungos e bolores é muito comum em áreas úmidas da casa ou em regiões onde a umidade do ar costuma ser mais alta, como cidades de praia ou com incidência de chuva. Nesses casos, uma boa ventilação no ambiente pode evitar a formação deles.

Mas, quando já estão formados em paredes, pisos, armários ou objetos, existem formas de removê-los. E não precisa se desesperar, já que tirar mofo da parede e armário é tarefa possível de ser executada de forma rápida e simples, sem muito esforço.

A melhor maneira de eliminar o mofo é usar soluções que contenham propriedades antifúngicas e antibacterianas – que podem ser caseiras – ou produtos antimofos, desenvolvidos especialmente para cumprir a função.

 

Tinta antimofo

Além desses cuidados, vale também investir em tintas antimofo que tenham ação antifúngica como a Tinta Acrílica Arquitetura da Anjo, para revestir as paredes.

Vale lembrar que se o problema com mofo persistir mesmo após todas essas dicas, é preciso verificar a fundo a origem dessa umidade para tentar descobrir a causa, como possíveis vazamentos, tubulações danificadas e problemas estruturais mais complexos que precisarão de reparos profissionais.

 

Água sanitária 

Antes de tudo, remova com um pano úmido o mofo que já se instalou. Misture 50 ml de água sanitária com 1 litro de água, molhe o pano na solução, passe na área infectada e deixe secar naturalmente. Use sempre luvas para proteger a pele e certifique-se que a superfície a ser limpa suporta a ação do cloro.

 

Circulação do ar

Para acabar com a umidade dos ambientes, é regra geral que o ar precisa circular em seus ambientes. E em um mundo perfeito, seria ótimo se o sol também conseguisse entrar no espaço. Então, sempre que tiver oportunidade, abra as janelas e deixe o ar e o sol adentrarem o maior tempo possível.

Também é importante prestar atenção na hora de posicionar os móveis. Dê preferência sempre que possível para encostar armários e móveis nas paredes que pegam sol.

 

Produtos que sugam a umidade

Para retirar a umidade de dentro dos armários e roupeiros, invista em saquinhos que sugam a umidade. É só colocar alguns pedacinhos de giz dentro de um pedacinho de tecido fino tipo tule e jogar nas gavetas e armários. Não tem cheiro e irá manter tudo sequinho.

Pacotinhos de sílica, daqueles que vêm em caixinhas de sapato, também são feitos para sugar umidade de locais pequenos como gavetas. Outra opção legal com o mesmo objetivo são potinhos com carvão, que também são absorventes. Esse último é mais indicado para armários de cozinha e banheiro!

 

Casa limpa!

Limpar o pó que fica acumulado nos objetos, móveis e ambientes é essencial para evitar a proliferação de ácaros e fungos e, consequentemente, crises alérgicas e outras doenças respiratórias.

Para fazer isso, você não deve utilizar vassouras e espanadores. Além disso, os modelos convencionais de aspirador, que retêm a sujeira aspirada em um saco de filtro, saco de poeira ou filtro HEPA, permitem que parte do pó retorne ao ambiente.

Voltar para o blog