Tipos de pelagem dos gatos!

Tipos de pelagem dos gatos!

Se você tem ou pensa em ter um gato, já deve ter se perguntado quais são os tipos de pelagem dos gatos. Caso você já tenha se perguntado, esse post é para você. Aqui vamos esclarecer alguns tipos e também os cuidados que devem ser tomados.

Os gatos, no geral, são animais de estimação muito amados para criar em casa. São bastante adaptáveis e necessitam de alguns cuidados, como qualquer bichinho de estimação: alimentação, diversão, cantinho para ele e cuidados com pele, pelos e limpeza adequados.

Ainda assim, existem alguns aspectos quanto aos tipos de pelagens dos felinos. Há pets de diversas colorações e tipos, que podem abranger desde cores sólidas até cores manchadas e tigradas. Ademais, a textura dos pelos pode ser lisa, enrolada ou, ainda, inexistente, pois há gatos sem pelos! 

 

PELAGEM LONGA

Os pelos longos são comuns em gatos e caracterizam, os gatos persa. Dependendo da raça, os gatos de pelo longo têm pelos maiores que 3 cm, mas podem crescer até em torno de 12 cm. Gatos com essa pelagem precisam de muita escovação e podem perder a coloração se não forem bem cuidados.

Os gatos de pelos longos geralmente precisam de cuidados especiais e de escovação diária para que o pelo não embarace. Entre os cuidados, dar banhos com shampoos apropriados e utilizar condicionadores para tornar os fios do gato mais macios é uma excelente ideia.

 

PELAGEM CURTA

Os pelos curtos dos gatos não são todos iguais. É  importante ressaltar que todos os gatos que possuem pelagem curta apresentam pelos que não ultrapassam 3 cm. 

Em comparação aos cuidados que os gatos de pelos longos demandam, eles dão menos trabalho. Eles precisam de pouca manutenção, exigindo pouca ou nenhuma escovação. Eles mesmos já possuem o hábito de “autolimpeza”, no qual ficam se lambendo para se limparem e se refrescarem. Esse hábito veio os ancestrais e é comum entre eles.

 

GATOS SEM PELOS

Nenhum gato é verdadeiramente calvo, mas várias raças têm uma camada de pelo muito fino semelhante à camurça. Vistos de longe, pode-se dizer que são pelados! Esses gatos geralmente adoram se aconchegar e aninhar em cobertores, pois não têm uma maneira natural de evitar a perda de calor corporal. Os grandes representantes do grupo de gatos sem pelos são os Sphynx.

Então, é bastante conveniente colocar roupinhas neles e oferecê-los uma cama quentinha. Ainda assim, de modo geral, é eles são mais adequados para viverem em locais que possuem climas quentes, pois têm uma pelagem muito fina, então, o Brasil configura um ótimo local para eles morarem!

 

Abaixo estão algumas situações em que os gatos tem pelos com cores sólidas:

Os gatos não apresentam monotonia de cores. Existem diversos tipos de colorações dependendo da raça. Podem ser inteiramente pretos, brancos, ruivos, cinzas ou mesclados. Dependendo da reprodução e dos pais escolhidos, podem acontecer manchas e combinações muito bonitas. Vamos entender primeiro sobre os gatos que possuem colorações em pelos totalmente sólidas:

 

PRETO

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets

 

 

BRANCO

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets

 

 

MANCHADO

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets

 

 

TIGRE

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets

 

 

BICOLOR

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets

 

 

PARTICOLOR

https://www.kravo.com.br/collections/kravo-pets
Gostou das dicas? Ficou com mais alguma dúvida?
Caso você tenha gato, conte para gente como é o pelo dele.


A Kravo conta com um catálogo com móveis para seu pet, móveis para que ele se sinta muito mais amado e que tenha muito mais conforto.
Para saber mais basta acessar www.kravo.com.br ou clicar aqui.
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.