Morar sozinho: Dicas do que fazer e lista de compras do que ter no lar

Morar sozinho: Dicas do que fazer e lista de compras do que ter no lar

Vida nova! E agora?

Chega um momento da vida que queremos criar asas e morar fora da casa dos pais. É a hora que queremos ter liberdade e mais autonomia sobre nossas vidas, também é a hora que queremos deixar nosso lar com a nossa cara, fugir completamente da casa dos pais. São inúmeros motivos que fazem a gente querer ter isso, como estudos e trabalho.

Há quem se engane que morar fora é um mar de rosas, achando que é apenas diversão e comodidade, existem muitos desafios além. A maior dificuldade de início é saber tudo que precisa, desde eletrodomésticos até mesmo a lista de compras do dia à dia. Uma coisa é certa, quem não quer ter uma casa toda equipada e com o maior conforto do mundo, não é mesmo?!

Morar sozinho - 10 dicas para começar essa nova fase da sua vida

Como diversas outras experiências que temos, administrar a casa, fazer compras e manter tudo organizado é um processo que traz vantagens e desvantagens. Uma das vantagens, que acredito ser a melhor, é que vamos descobrindo coisas que gostamos e não gostamos, como queremos que seja ou até mesmo como não queremos. Uma das desvantagem, acredito que a pior de todas, é que a saudade bate e tem dias que queremos desistir de tudo e voltar para a casa dos nossos pais. Mas não se assuste, ok?! Isso é super normal. Mas aguenta firme que no final tudo se resolve!

Dicas para começar essa nova fase com o pé direito.

Você sabe quais são as principais coisas que precisamos ter em mente sobre morar sozinho? Separamos algumas, dicas para você sempre ter em mente.

1- Faça a sua comida. Sabemos que tem pessoas que não gostam, mas é legal começar a encarar o processo com leveza, ou seja, se divertir enquanto faz isso. Vai poupar dinheiro e é bem mais saudável do que um delivery

2- Monte uma lista de compras antes de ir ao mercado. Esse processo acredito que seja um dos mais importantes, você saber o que precisa e não sair comprando coisas além, por impulso. Porque geralmente são essas coisas que ficam nos armários e estragam.

3- Calcule os seus gastos. É bom sempre ter uma planilha de gastos com valores em média das contas, como luz, água, internet, gás, mercado, etc. NUNCA gaste mais do que você ganha. #DICA: Cuide com o cartão de crédito.

4- Tenha planejamento sobre gastar com itens mais caros. Quer comprar uma geladeira nova? Trocar a TV? Planeje! Isso é fundamental para que caiba no seu orçamento mensal.

5- Evite desperdícios. Cuide ao máximo para não fazer alimentos em excesso, saiba a quantidade em média que você come em cada refeição. 

6- Limpe a sua casa. No início, para evitar gastos desnecessários, o legal é que você mesmo limpe sua casa. Coloca aquela musica que você gosta e só vai!

7- Apague as luzes. Não está no ambiente? Apaga a luz! Isso irá poupar energia e sua conta sairá mais barata!

8- Diminua a saída com a galera. Sabemos que gastamos muito em barzinhos/pubs. Que tal convidar a galera para um happy hour em casa? Sai bem mais barato e a diversão é a mesma!

#DICAEXTRA: Nunca negue a marmitinha dos seus pais. Eles fazem com muito carinho e sempre mandam quando você vai visita-los. Não precisa ter vergonha não. A comidinha de mãe, além de ser gostosa, te ajuda a poupar tempo e dinheiro.

Essas são somente algumas dicas para se morar sozinho. Mas outro questionamento que sempre nos fazemos: "o que eu preciso?" Nessa pergunta inclui lista de compras, móveis que vou precisar, eletrodomésticos, etc. Pensando nisso criamos uma lista para o seu ENXOVAL DE CASA NOVA.

 Para acessar basta clicar aqui e conferir essa lista completinha!

Esperamos ter te ajudado a explorar esse mundo novo que é morar sozinho. No nosso site temos algumas opções de móveis que não podem faltar para decorar a sua casa. Que tal dar uma conferida? É só acessar a Wishlist da Casa Nova: clicando aqui

Voltar para o blog

1 comentário

Moro sozinha, correções:
1KG de Sal dura uns 6 meses, ou mais.
Uma pessoa não consegue comer ruído o que tem nessa lista em um mês.
Melhor comprar apenas o que vai consumir na semana, senão perde.
Toalha de mesa ninguém usa, no máximo jogo americano. Quem morra sozinho come vendo TV Kkkkkkk
Olhe a validade dos alimentos no mercado, pegue o que vai durar mais tempo. Compre pequenas quantidades de perecíveis (frutas, verduras, legumes).
1 dúzia de ovos é pouco para um mês, compre uma cx por semana. Ovo é barato dá pra fazer muita coisa e acaba logo, mata fome sem sujar a cozinha. Se for comer de marmita, ou por kilo não compre comida no mercado, só itens pro café da manhã e lanche.
Fruta da época é mais barata, compre amadurecendo, madura estraga rápido.

Vera Rolim

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.